“Afronte Negra”
O vídeo produzido pelo Sinpro Minas traz reflexões, por meio de uma linguagem poética, sobre o histórico de injustiças e o horizonte de resistência que demarcam as vidas das mulheres negras. Todas elas são mulheres integrantes da entidade.
A produção audiovisual buscou valorizar a participação das mulheres negras do próprio sindicato, propondo uma reflexão em torno do protagonismo e visibilidade cotidiana. Camila Gamallo, Maria da Silva, Liliana Rosa, Keity Cláudio, Luciene Ferreira, Edna Vital e Tatiana Maria ocuparam um novo lugar e seus rostos, gestos e expressões foram essenciais para a construção da narrativa.
A produção conta também com a participação da atriz Hérlen Romão e da poeta Nívea Sabino. O depoimento que conduz o vídeo é da professora e diretora do Sinpro Minas, Ângela Gomes. Para Ângela, o vídeo tem uma importância simbólica de enfrentamento à estética totalitária de base eurocêntrica presente na mídia. Ela ressalta que essa estética tem como consequência uma produção de violência simbólica que se traduz na ausência do corpo das mulheres negras e do território de direitos delas. “O vídeo também dá visibilidade ao feminismo negro como processo emancipatório a partir das matrizes africanas. Enfrenta e coloca as belezas em todos os seus tempos, reforçando como humanas que somos, o direito de ser mulher”, afirma.
A jornalista do Sinpro Minas, Carina Santos, que realizou a direção do vídeo, representou a equipe no recebimento do prêmio. No evento, ela ressaltou a importância do vídeo para a desconstrução permanente das opressões históricas e destacou que em momentos de duros golpes contra a educação, produções como essa reforçam a necessidade de contarmos a história a partir de uma perspectiva crítica. “O audiovisual é uma chance de apostar no sensível, no simples, de olhar para o nosso lado e de tentar contar essas histórias. E tentar construir esse protagonismo”, declarou. O vídeo “Afronte Negra” é uma produção coletiva de toda equipe de Comunicação do Sinpro Minas e da Agência Movimento.
Confira abaixo o depoimento de todas as mulheres trabalhadoras do Sinpro que participaram do vídeo:http://www.sinprominas.org.br/noticias/producao-audiovisual-do-sinpro-e-premiada-em-evento-da-onu/